Será que fui bem na prova?

Mesmo estudando a apostila - ou dando uma lida rápida - ainda está com dúvidas se foi bem na avaliação?
Então tire-as aqui! Abaixo seguem alguns conceitos sobre a matéria das Unidades 15 a 26:


CRM – Customer Relationship Management (Banco de Dados Customizado)
Estratégia que visa atender às necessidades dos clientes e potenciais clientes e fidelizá-los. Exige constante atualização dos bancos de dados.

WORKFLOW – Fluxo de Trabalho
Automatização e racionalização de processos com foco no aumento da produtividade, unindo organização e tecnologia. A estratégia é implementá-lo em poucas áreas e aumentar gradativamente.

WORKGROUP – Grupo de Trabalho sem Tecnologia
Qualquer grupo de profissionais que compartilhem informações com o mesmo objetivo. Exemplo: equipe de vendedores.

GROUPWARE – Software Colaborativo
Designa as ferramentas computacionais que facilitam a comunicação, colaboração e coordenação de ações das pessoas; permite a maior eficiência do trabalho, integração, criatividade, inovação.

KNOWLEDGE MANAGEMENT – Gestão do Conhecimento
O conhecimento adquirido pelo empregado ao longo de um período trabalhado é denominado Capital Intelectual, com necessidade de organizá-lo e estruturá-lo. Benefício: fator estratégico que implica em vantagem competitiva, troca de informações e experiências entre os públicos.

Tácito = conhecimento mais abstrato dentro do cérebro.
Explícito = conhecimento tácito externado.

Nos Sistemas de Informação, essa transcrição é possível no modus operandi dos profissionais em processos, transformando suas rotinas e formas de trabalho em processos muito bem estruturados.

Depois, parte-se para o desenvolvimento de Sistemas, tentando explicitar o conhecimento tácito dos profissionais em procedimentos mecanizados, imitados por computadores.

Ferramentas mais utilizadas: Internet, Extranet, Balanced Scorecard (medição e gestão de desempenho, modelo de avaliação e performance), Benchmarking (comparação do desempenho entre empresas, melhores práticas usadas), Brainstorm (explorar a potencialidade criativa), Groupware (Workgroup e Workflow), ERP, GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), CRM (Customer Relationship Management), Data Mining...

OBJETIVOS DO KM
Compartilhar melhores práticas de gestão e de projetos, acelerar inovações e aprendizado, reduzir ‘panelinhas’ de informação, mapear conhecimento externo, vender conhecimento, reter talentos, mapear competências individuais, capturar conhecimento do cliente, organizar a informação, alinhar a organização, melhorar o processo decisório, reduzir custos e retrabalho, descobrir e proteger o capital intelectual existente, servir os clientes, melhorar processos de comunicação e construção de novos projetos.

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – Gestão da Cadeia de Suprimentos
Integração das partes da cadeia produtiva – clientes, fornecedores, funcionários – por meio da TI, garantindo a satisfação do cliente dentro do tempo e custo estabelecidos.

Bens e serviços tangíveis = matéria prima, industrialização, transporte...
Bens e serviços intangíveis = informação, cotações, pedidos de compra, informação, qualidade...

ELECTRONIC DATA INTERCHANGE – Intercâmbio Eletrônico de Dados
A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é realizada pelo EDI, troca de informações diretamente entre computadores. A maior dificuldade de implantação é estabelecer um padrão entre as empresas envolvidas. Benefício = maior integração entre os sistemas, interligação – ERP, eliminando digitações, erros, aumento da qualidade e agilização.
E-EDI ou WEB EDI – tecnologia através da rede mundial, barateia processos, pois não há uso de equipamentos (hardware) adicionais.

AUTOMAÇÃO - Serviços
Diminuição de erros provenientes de atividades realizadas por pessoas, e conseqüente aumento da eficiência e velocidade através da transformação de tarefas repetitivas em processos automáticos. Pode ser composto por:
  • Acionamento – provê energia;
  • Sensoriamento – mede o desempenho;
  • Controle – regula e controla os dispositivos;
  • Comparador – valores medidos x valores pré-estabelecidos;
  • Programas – com informações de processos, controlar interações entre os componentes.

Benefícios – redução de custos, aumento da produtividade, redução da exposição ao trabalho monótono, mais tempo livre.
Malefícios – aumento de desemprego, experiência com vida curta, fim de alguns cargos, problemas sociais e psicológicos decorrentes do ritmo da automação.

AUTOMAÇÃO – Comercial
Mecanização da área de vendas, por exemplo – palms, notebooks, celulares-fazem-tudo (convergência tecnológica), WAP (wirelles application protocol – protocolos para aplicações sem fio).
Facilidade de pagamento – pagto. Eletrônico – controle do estoque, produtos mais pesquisados nos terminais de consulta.

AUTOMAÇÃO – Bancária
S.I.T. (Sistema de Informação Transacional), que alimenta o S.I.G. (Sistema de Informação Gerencial), responsáveis por grandes quantidades de entrada e saída de dados, rápida e eficientemente processados, além de possuírem grande capacidade de armazenamento. Infelizmente também há os impactos negativos, que podem ocorrem caso haja falha na segurança, por exemplo.

|

Copyright © 2009 Big Blogger All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.